CUIDADOS COM SUA TATUAGEM

 

O sucesso e beleza da tatuagem dependem tanto do trabalho do tatuador quanto dos cuidados do tatuado na fase de cicatrização.
Uma tatuagem mal cuidada e mal cicatrizada pode acabar com a qualidade daquele trabalho, causando desde falhas e desbotamento na arte até problemas sérios de saúde da pele.

Neste guia você encontra recomendações de cuidados com a sua tatuagem.

O que é a tatuagem?

A tatuagem é um microagulhamento da pele para inserção de pigmentos coloridos na derme, gerando um processo inflamatório cutâneo devido a presença de agentes estranhos para o organismo. Por isso, alguns cuidados são necessários! Mas antes, vamos entender o processo:

Como a tatuagem é uma espécie de ferimento, ela ativa o sistema imunológico causando vermelhidão e inchaço no local por 2 a 3 dias (podendo variar de acordo com cada pessoa), havendo posterior epitelização (aquela “casquinha”, sabe?) possível coceira e descamação lá pelo quinto ou sétimo dia após o procedimento. A recuperação da pele acontece em 15 ou 20 dias, variando de pessoa para pessoa e de acordo com o local tatuado e tamanho da área ferida. A partir dos 20 dias, o uso de protetor solar é necessário.

Como limpar minha tatuagem?

Basta lavar o local tatuado de 2 a 3 vezes ao dia com sabonete neutro ou antibacteriano. Mas evite molhar a tatuagem no primeiro dia e mantenha o local protegido para não haver contaminação.

Importante: No dia seguinte, ao higienizar, não coloque a tatuagem debaixo da água corrente pois sua pele está tentando se livrar de toda a tinta. Ao colocar a área ferida embaixo da água corrente, você contribui para que a tinta seja expelida mais facilmente. Lembre-se que seu corpo está lutando contra esses agentes estranhos e quer removê-los do seu organismo.

Como limpar? Siga as dicas abaixo:

– Leve a água até a área tatuada com a mão limpa e use sabonete antisséptico sempre que possível.
– Evite tocar na sua tatuagem com as mãos sujas. Lembre-se que a região está ferida e precisa de atenção e limpeza.
– Não esfregue toalha na hora de secar. Use um papel toalha pressionando levemente o local ou uma toalha limpa e macia.
– Evite banhos de imersão, piscinas e praias no primeiro mês.
– Evite suar muito (atividade física) pelo menos nos 10 primeiros dias.

Como hidratar minha tatuagem?

É preciso hidratar a tatuagem de 2 a 3 vezes ao dia com Cicaplast.

Nos primeiros dias, o ideal é que a pele seja hidratada de 2 a 3 vezes ao dia, principalmente pela manhã e noite, antes de dormir. Esse período de hidratação deve ser mantido por pelo menos 15 dias.

Use: Loções hidratantes ou restauradores dérmicos desenvolvidos exclusivamente para o uso pós-tatuagem são as melhores opções pois fornecem tudo o que sua pele precisa para se regenerar naquele momento. A minha recomendação é a Cicaplast da La Roche Posay.

Evite: Pomadas à base de petrolatos pois causam formação de barreira oleosa na pele, prejudicando a respiração da área ferida e atrasando o processo cicatricial e podem causar até falhas nas tatuagens mais elaboradas e desbotamento de cor. A vaselina, assim como as pomadas, tem componentes sensibilizantes (derivada do petróleo), devendo ser evitada. Ex. – Bepantol, Bepantrix, etc.
Importante: entre passar uma pomada à base de petrolatos e não passar nada, opte por utilizar a pomada.

Não use: Pomadas medicamentosas, como a Nebacetin, devem ser evitadas, pois são sensibilizantes, podendo desencadear reações alérgicas ou desbotamento da tatuagem.

Precisa usar o plástico filme?

Utilizar no máximo por 2 dias fazendo a troca do filme em cada limpeza.

O isolamento da área com o plástico facilita a absorção de agentes presentes nos cremes e ajuda a evitar infecções. No entanto, não se deve ultrapassar o período de 2 dias de uso pois isso poderá facilitar o crescimento de bactérias e favorecer infecções. A tatuagem tem que respirar pra cicatrizar 100% saudável.

No período de uso do filme, ele deve ser trocado toda vez que houver higienização e/ou uso da pomada.

Posso tomar sol?

O Sol é o inimigo número 1 da tatuagem, tanto na tattoo recente quanto depois de cicatrizada. O sol pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos. Nunca tome sol na fase de cicatrização e depois de 20 dias utilize filtro solar sempre para evitar o desbotamento.

Posso puxar as casquinhas?

Não puxe! Ela está ali pra ajudar a cicatrização e a formação da nova pele. Quando a pele nova estiver totalmente formada embaixo da casquinha, ela irá sair sozinha. Se você remover e a pele debaixo não estiver pronta, partes da sua tatuagem podem sair na casquinha e resultar em falhas. Cuidado ao tomar banho durante essa fase da cicatrização. As casquinhas amolecem com a água e se você esfregar podem sair antes do tempo, causando falhas.

É normal sentir coceira?

Isso acontece pois sua nova pele está se regenerando embaixo das casquinhas. Nunca coce, pois isso acarreta na remoção da casquinha e exposição da pele que ainda não está pronta. Você pode dar uns tapinhas de leve em cima do local tatuado, mas nunca enfie a unha na pele ferida. Compressa com água gelada pode ajudar nessa fase: colocar água gelada em um saquinho limpo (de congelar alimentos) e aplicar em cima da tattoo. Lembre-se de virar o saquinho do avesso antes de aplicar na pele machucada, evitando contato com possíveis impurezas.

Preciso mudar minha alimentação?

Quando nosso corpo está em processo de cicatrização de algum ferimento, se você fizer algo que não está acostumado pode causar uma reação diferente. Isso inclui sua rotina, tipos de roupas que usa, atividades físicas e alimentação. Se na sua alimentação normal você está acostumado a comer comida apimentada e gorduras, você raramente terá problema na cicatrização caso coma esses tipos de alimentos, mas não abuse.

Caso você normalmente não ingira esse tipo de comida, deve ficar longe delas no processo de cicatrização. Lembrando que uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do sistema imunológico, que está envolvido na cicatrização e prevenção de infecções. Portanto, uma dieta saudável, rica em proteínas magras, frutas e verduras será sempre recomendada e bem vinda, em especial após procedimentos invasivo.

Posso usar roupas apertadas?

Evite abafar o local com roupas apertadas e que fiquem roçando no local tatuado nos 10 primeiros dias, pois prejudica e aumenta o tempo de cicatrização.

Para qualquer dúvida, visite nosso FAQ ou entre em contato.